segunda-feira, 30 de abril de 2007

Batismo de Sangue

O Frei Tito de Alencar Lima nasceu no dia 14 de setembro de 1945, em Fortaleza. Envolvido no compromisso político através do evangelho, assumiu a direção da Juventude Estudantil Católica em 1963 e foi morar em Recife. Em outubro de 1968, Frei Tito foi preso por estar participando de um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna. Foi fichado pela polícia e tornou-se alvo de perseguição da repressão militar.

No início de 1970, Frei Tito foi torturado nos porões da “Operação Bandeirantes”. Na prisão, ele escreveu sobre a sua tortura e o documento correu pelo mundo e se transformou em símbolo de luta pelos direitos humanos. Em 71 foi deportado para o Chile e, sob a ameaça de novamente ser preso, fugiu para a Itália. Em Roma, não encontrou apoio da Igreja Católica, por ser considerado um “frade terrorista”. De Roma foi para Paris, onde encontrou o tão esperado refúgio, recebendo apoio dos dominicanos.

Traumatizado pela tortura que sofreu, Frei Tito submeteu-se a um tratamento psiquiátrico. Seu estado era instável, vivendo uma agoniada alternância entre prisão e liberdade diante do passado.

O Batismo

Na última quinta-feira (25), cerca de 60 membros da Ordem foram até o cinema para assistir a uma exibição fechada de "Batismo de Sangue", filme ainda inédito no país. O longa-metragem - uma ficção baseada no livro homônimo de frei Betto - retrata a atuação dos dominicanos no combate ao regime militar instaurado após o golpe de 1964.

Durante os primeiros anos da ditadura, jovens frades seguidores de São Domingos desempenharam papel importante na resistência às forças armadas. Deram cobertura à Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo guerrilheiro comandado por Carlos Marighella - ex-deputado federal e um dos principais opositores do governo. Os frades defendiam que viver o evangelho era integrar-se à comunidade através de práticas sociais concretas, que defendessem os injustiçados. Pagaram alto preço: perseguição, cadeia, tortura e exílio.




Em 1969, os freis Ivo e Fernando foram os primeiros dominicanos a cair. Frei Tito, então com 24 anos, foi o próximo dominicano colocado atrás das grades, capturado no próprio convento dos dominicanos. Cinco dias depois, frei Betto - hoje conselheiro pessoal do presidente Lula - também foi preso. Estava escondido no Rio Grande do Sul, ajudando opositores do governo a fugirem do país pela fronteira.

Dentre todos esses religiosos, é a história de frei Tito que o filme aborda com mais profundidade. Durante 42 dias, ele foi submetido ao pau-de-arara, a choques elétricos nos ouvidos e genitais, a socos, pauladas, palmatórias e queimaduras de cigarro, entre outras perversidades. Tentou suicídio nessa época, cortando-se com uma gilete. Os militares, no entanto, o mantiveram vivo e sob tortura psicológica.

Em dezembro de 1970, Tito foi incluído na lista de presos políticos trocados por um embaixador suíço seqüestrado. Partiu para o exílio, passando pelo Chile e pela Itália antes de se estabelecer definitivamente na França. Do Brasil, contudo, Tito não saiu sozinho. Levou consigo a lembrança obsessiva do delegado Sérgio Paranhos Fleury, seu principal algoz nos porões ditadura. Alucinava o espectro de seu torturador e sentia sua presença entre as árvores do convento de La Tourette - onde passou a viver. O delegado lhe dava ordens: não entrar, não deitar, não comer... Tito oscilava entre resistir e obedecer. Em 1974, atormentado por essa realidade, o frade enforcou-se em uma árvore nos arredores do convento.




"É preferível morrer do que perder a vida” (TITO DE ALENCAR)


Entre os dominicanos presentes à exibição do filme, muitos participaram ativamente dessa história. Um deles é Xavier Passat, hoje coordenador da campanha de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Xavier nasceu na França e viveu em La Tourette nos anos 1970. Acompanhou de perto o calvário de frei Tito - tendo saído ele próprio, em algumas ocasiões, a sua procura após as constantes fugas do convento. Para Xavier, ao contrário do que muitos pensam, o suicídio de Tito não pode ser considerado um ato de entrega. Na verdade, foi uma tentativa de libertar-se do jugo de Fleury, que continuava a torturá-lo de dentro de sua mente. Um último ato resistência contra a opressão da ditadura, encarnada na figura daquele sinistro delegado. “Melhor morrer do que perder a vida”, havia escrito Tito um pouco antes de falecer.

Frei Oswaldo, hoje diretor da Escola Dominicana de Teologia em São Paulo, foi outro a rever o próprio passado em "Batismo de Sangue". Era ele o dominicano que originalmente fazia a ponte entre Marighella e os frades. swaldo afirma que a repressão levou a Ordem dos Dominicanos a não acolher nenhum novo membro no país durante quase quinze anos. “Como iríamos aceitar jovens que, pelo simples fato de ingressarem, já eram considerados suspeitos?”, indaga.

Mas já diziam os militares: "apesar de poucos, fazem muito barulho". Estão hoje espalhados pelos quatro campos do território, envolvidos com diversas organizações religiosas e humanitárias. Combate ao trabalho escravo, defesa dos direitos indígenas, das mulheres e dos presidiários são apenas algumas das linhas de atuação adotadas pelos seus membros. Segundo Oswaldo, há hoje um clima de retomada de projetos dominicanos em desenvolvimento no Brasil. A lembrança daquele passado, no entanto, jamais se apagará de sua memória. “É curioso. Há tempos na vida, às vezes três, quatro ou cinco anos, em que a intensidade é tal que parece termos vivido um século”, reflete o frade.

Os Ensaios

Caio Blat: Apreparação para o filme começou com uma reunião dos personagens reais e o elenco. Eu fui o grande órfão, pela ausência do Tito. Então, para ir em busca da formação dele e de um lado mais pessoal, eu tive que ir até Fortaleza. E foi muito forte. A família dele me recebeu e me deu um material muito rico, me deram até livrinho de catequese dele. Foi um encontro com a infância e a formação do Tito, a história da família dele, a religiosidade fervorosa, tipicamente nordestina. Tudo isso para entender depois por que ele não conseguiu superar o trauma da tortura. Foi uma pessoa criada com afetividade e carinho.

O Brasil tem uma dívida com seu passado recente, porque com essa anistia esdrúxula foi tudo jogado para baixo do tapete. Tantos países estão revendo seus processos, a Argentina, o Chile, só o Brasil, com dois perseguidos políticos seguidos na Presidência [Fernando Henrique Cardoso e Lula], não tem coragem de mexer nos arquivos. Ainda existe esse entulho autoritário. Eu fico muito orgulhoso que o cinema está mexendo nesse arquivos. Por incrível que pareça, ainda se discute se houve ou não tortura no Brasil. Quando existem generais e coronéis que participaram das torturas ainda sendo condecorados, o filme tem muito a dizer.



(A preparação para o filme) foi muito intensa, muito forte. Fazíamos ensaios enormes, com 500, 600 figurantes. O Sérgio Penna, preparador de elenco, não queria ensaiar as cenas do filme, queria ensaiar o ambiente. Então a gente teve, por exemplo, que recriar o congresso da UNE. Todos os estudantes num prédio abandonado, tivemos que dividir em turmas, fazer discursos, atividades. E fomos surpreendidos pelos atores que faziam os policiais. Eles invadiram o congresso, prenderam todo mundo, começaram a interrogar, separar, a gente ouvia gritos, as pessoas sendo levadas. Então, mais que ensaiar as cenas do filme, a gente ensaiava a vivência do que era aquela época. E tinha também os ensaios com os torturadores, que eram muito fortes e dolorosos. Até para a gente ir acostumando mesmo, para ver quanto tempo a gente podia ficar amarrado num pau de arara, quantas pancadas a gente podia levar sem parar a cena. E a gente ensaiava muito a tortura psicológica, a ameaça, a dominação. Para não bater na gente, eles tiravam nossa roupa, que é uma coisa muito humilhante, jogavam água fria. É uma forma de humilhar sem machucar. Isso deixava a gente fragilizado. Às vezes, voltava para o hotel, ia para o quarto, tomava um café, um banho, relaxava, ligava a TV. Mas, do nada, lágrimas rolavam. Vai magoando, vai machucando.

Esse filme foi muito triste. Aquele lugar na França [o convento onde o filme foi rodado] é muito triste, isolado, todo de concreto, frio. E eu já estava sozinho, não tinha mais os amigos. Dava saudade, entristecimento. Foi um processo muito triste.


Fontes:
iranda Internacional de Informação Independente
Museu do Ceará (na internet)
Site de Notícias da Globo

Um comentário:

Unknown disse...

o convento de la tourette, obra genial do arquiteto le corbusier, local das cenas finais do filme, constitui um dos momentos de grande beleza do filme.